Cidades inteligentes: informação organizada para decisões estratégicas

Aprenda sobre a reinvenção das cidades do século XXI e conheça o poder da informação organizada para as decisões estratégicas.

Cidades Inteligentes: o poder da informação organizada para decisões estratégicas

  • 08 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 0 Módulos
  • 1 mês de suporte
Parcele em 6x R$ 119,45 (ou R$ 650,00 à vista)
Comprar Agora Lançamento previsto para o dia 09/04/2020
Júlio Giovanni da Paz Ribeiro

Este curso online (remoto e ao vivo) abordará a temática das cidades no século XXI, visto que as mesmas serão reinventadas. Com isso, surgem grandes desafios e proporcionalmente grandes oportunidades. Existe uma acelerada transformação das relações entre todos os agentes que atuam no ambiente urbano, o que levanta a necessidade de se discutir os tópicos a seguir: 

  • As tecnologias como facilitadoras dos serviços públicos. 

  • A importância de encontrar a vocação do município para se alcançar um desenvolvimento sustentável.  

  • Gestão municipal eficiente e percebida como capital político passa pelo foco no desejo, viabilidade e praticabilidade das ações.  

  • A importância de organizar os dados em informações e as informações em indicadores para gestão municipal mais inteligente.  

  • Cidades mais resilientes, criativas, sustentáveis e inovadoras 


DATA : 9 de abril de 2020, de 8h00 às 17h, com uma pausa de 1 hora para almoço (horário de Brasília).

AULA AO VIVO, REMOTA, ONLINE. O curso dá direito a suporte do especialista por 1 mês após a realização do curso, para tirar dúvidas posteriores.


Objetivos 

  • Despertar um novo olhar na busca em resolver velhos problemas das cidades.  

  • Demonstrar a revolução que os dados organizados trazem a gestão pública.  

  • A importância de se trabalhar com indicadores intersetoriais. 

  • Apresentar e discutir as novas oportunidades que surgem nas cidades. Novas oportunidades para gestão pública, aproximações na relação com o munícipe e no envolvimento de responsabilidades conjuntas com outros setores da sociedade.  

  • Compreender as possibilidades de implementar práticas inovadoras nas cidades, buscando a competitividade local e regional. 

 

Conteúdo Programático 

Módulo 1 - Visão estratégica

a) As cidades de hoje não são mais as cidades de ontem. Como serão as cidades de amanhã?

b) Cidades inovadoras são cidades que aprendem a se adaptar

c) Democracia líquida: A experiência dos usurários na transformação digital está ressignificando as ações dos munícipes e eleitores

d) Quais são os benefícios de implementar painéis de controle integrados na gestão municipal?



Módulo 2 - Boas práticas, processos e ferramentas

a) Todas as cidades são sistemas de interações complexas. Como algumas cidades conseguem criar melhores resultados na integração das informações? Cases de sucesso

b) Quais metodologias podem ser usadas para aumentar a integração entre as secretarias municipais?

c) Os múltiplos sistemas já existentes na gestão municipal podem ser integrados? Se sim, como?

d) Compartilhamento de boas práticas e atividades práticas para integração das informações municipais

e) Implantação de novos modelos de gestão, com planos diretores inovadores, localizando os ODS e alcançando a vocação e a competitividade dos municípios


1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

A qualquer profissional que trabalhe junto à gestão pública. Desejável ter um conhecimento prévio básico em como funciona o trâmite de informações dentro de uma prefeitura.  

  • Prefeitos, secretários e coordenadores de departamentos nas prefeituras; 

  • Profissionais do setor público, que precisam complementar conhecimentos para atuar em projetos específicos; 

  • Profissionais que trabalham com Gestão Territorial, decisões que envolvam dados e geração de planilhas, mapas e painéis de decisão ou áreas afins; 

  • Todos os interessados em aprender e/ou desenvolver seus conhecimentos sobre Cidades Inteligentes. 

Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
""


Graduado em Geografia  pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em  Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela mesma instituição  (2008). Experiências profissionais nos campos da licenciatura,  bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo Hubse, sendo este responsável pelo  Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem  (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como  professor universitário UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia,  Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações  Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de  Educação Continuada). Possui experiência como coordenador do Curso de  Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH.  Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da  IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de  tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Consultor em  gestão do conhecimento e geotecnologias. Principais áreas de interesse:  Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e  Smart Cities.


Dúvidas Frequentes

Boleto bancário (à vista) ou em até 6x no cartão de crédito.
Não existe um prazo mínimo para concluir um Curso Online GEOeduc, pois você pode estudar no seu próprio ritmo. O Instituto GEOeduc garante que seu curso online estará disponível pelo tempo informado na página do próprio curso. Caso tenha alguma dificuldade ou imprevisto para concluir o curso neste período, o prazo poderá ser prorrogado por mais 1 (um) mês. No caso dos WebTreinamentos, o curso é realizado no próprio dia e horário marcado e o aluno tem acesso posterior aos materiais (pdf da palestra, vídeo, etc.) por prazo de 3 (três) meses
Ambos são voltados para qualificação e atualização profissional no setor de Geotecnologia. Os cursos online têm um caráter mais instrumental e fornecem conhecimentos generalistas para a realização de tarefas do dia-a-dia, como por exemplo o curso de introdução ao Geoprocessamento. No caso dos cursos online, os alunos têm acesso ao conteúdo a qualquer momento na plataforma de aprendizagem e podem estudar no seu próprio ritmo, através de atividades práticas e com apoio de tutores. Já os webtreinamentos contam com carga horária menor e têm um caráter mais voltado para a resolução de um problema específico, como por exemplo o orçamento de serviços de Georreferenciamento. Estes treinamentos têm dia e horário fixos e são realizados de forma síncrona, com o instrutor apresentando ao vivo uma palestra e respondendo a perguntas.
O Instituto GEOeduc trabalha com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, emitida na própria empresa e enviada por e-mail, mediante solicitação do aluno. A Nota Fiscal pode ser emitida também em nome de empresa (Pessoa Jurídica), sendo necessário fazer sua matrícula normalmente e enviar-nos, por e-mail, os dados da companhia: Razão Social, CNPJ e Endereço.
Para os residentes fora do Brasil, a inscrição deve ser feita com uma conta no Pay Pal. Neste caso, é preciso entrar em contato conosco através do chat online, email, telefone, whatsapp ou skype.
Se a inscrição foi realizada com sucesso, você receberá por e-mail os dados e instruções para acessar a Plataforma Virtual de Aprendizagem ou o ambiente do WebTreinamento.
Você pode fazer várias inscrições em um Curso Online GEOeduc e, neste caso, podemos oferecer um desconto para grupo. Caso exista uma demanda por um treinamento específico, podemos elaborar um curso online somente para sua equipe. Para isto, por favor entre em contato pelo chat online ou por e-mail atendimento@geoeduc.com, skype (cursos.geoeduc) ou telefone (12) 3922 8224.
Não, pois você pode determinar seu próprio ritmo de estudo. Os Cursos Online GEOeduc ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, não sendo obrigado(a) a acessá-lo em dias ou horários específicos. Somente no caso de WebTreinamentos é que deve-se acessar o curso no dia e horário marcado para visualizá-lo ao vivo.
A parte teórica dos cursos é disponibilizada no formato online, na Plataforma Virtual de Aprendizagem, não sendo necessário instalar nenhum software em seu computador. Para a parte prática, deve-se instalar os softwares indicados no próprio curso (ArcGIS, Quantum GIS, etc.). É desejável conexão de banda larga com a internet, para melhor apresentação dos conteúdos das aulas e também para baixar os softwares e dados necessários ao aprendizado. Problemas técnicos do aluno com a conexão e/ou com o computador não darão direito a reembolso do valor investido no curso. Por outro lado, os tutores estarão a disposição para dar todo o suporte necessário para baixar os softwares/dados e realizar os exercícios.
Sim, cada treinamento tem um andamento próprio, independentemente de outros cursos. Você pode fazer quantos Cursos Online GEOeduc desejar, ao mesmo tempo, dependendo apenas da sua própria disponibilidade de horários e organização.
Você pode falar conosco pela página de contato, pelo chat online, por email (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224 ou whatsapp (41) 9 9934 9578.
Sim, você poderá enviar suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado para os tutores dos Cursos Online GEOeduc, através do chat online, e-mail (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224. Você contará com apoio dos tutores para realizar as atividades propostas na ementa do seu curso e também com apoio técnico para dúvidas sobre instalação dos aplicativos utilizados no treinamento e acesso aos dados disponibilizados. Importante: O processo de tutoria e suporte do GEOeduc diz respeito ao curso e às atividades realizadas através dos softwares sugeridos, pressupondo que o aluno tenha conhecimentos básicos em informática. Problemas que o aluno tenha com o software em si (por exemplo, dificuldades para instalação e utilização do mesmo) não são de responsabilidade do Instituto GEOeduc.
O Ministério da Educação (MEC) faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Os Cursos Online do Instituto GEOeduc são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os Cursos Online GEOeduc são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. O CNPJ do GEOeduc (20.222.694/0001-19) está registrado e autorizado para oferecer treinamentos nesta modalidade, e os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos e eventos presenciais.
Voltar ao topo