Iniciando a programação Python no QGIS - turma 2

Aprenda a realizar uma programação Python, para fazer uma melhor gestão do tempo, aprendendo automatizar tarefas e operações repetitivas no QGIS Desktop.

Iniciando a programação Python no QGIS - turma 2

  • 16 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 0 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 6x R$ 73,32 (ou R$ 399,00 à vista)
Comprar Agora Lançamento previsto para o dia 28/07/2020
Graduado em Geoprocessamento e Banco de Dados, com conhecimento em Programação Python, C e Java.
André Silva

Aprenda as funcionalidade básicas da linguagem de programação Python, fazendo o uso da linguagem no Terminal Python dentro do QGIS. Datas do treinamento remoto: 28 a 31 de julho de 2020. Horário: 18h30 às 22h30 (horário de Brasília).

O linguagem Python atualmente é uma das linguagens mais usadas no mundo, sua sintaxe concisa, clara e de alto nível, possibilita aos usuários leigos uma alta e rápida curva de aprendizagem. Assim como já é em outras áreas do conhecimento, a linguagem Python, possui bibliotecas com poderosos recursos, módulos e frameworks, possibilitando assim um amplo uso nas geotecnologias. 

O treinamento remoto, ou seja, on-line e AO VIVO, tem como finalidade abordar as funcionalidades básicas da linguagem de programação Python, fazendo o uso da linguagem no Terminal Python dentro do QGIS. Possibilitando assim, prover através da linguagem, a automatização de processos repetitivos. Este curso é ideal para todos aqueles que já trabalham com QGIS, e procuram um conhecimento inicial em programação Python, para fazer uma melhor gestão do tempo, aprendendo automatizar tarefas e operações repetitivas no QGIS Desktop. 

As vagas são limitadas!

Início das aulas: 28/07/2020 às 18h30 (horário de Brasília).

A duração do treinamento remoto é de 4 dias, totalizando 16 horas.

- 1º dia: 28/07 (terça-feira) - 18h30 às 22h30

- 2º dia: 29/07 (quarta-feira) - 18h30 às 22h30
- 3º dia: 30/07 (quinta-feira) - 18h30 às 22h30
- 4º dia: 31/07 (sexta-feira) - 18h30 às 22h30

Conteúdo Programático

  • Introdução do PyQGIS
    • Introdução às principais regras de sintaxe e de comandos dentro do terminal Python
    • Apresentação de terminais alternativos ao PyQGIS para desenvolvimento
  • Construção de Funções Matemáticas
    • Construção de funções matemáticas
    • Diagramas de Classes
  • Manipulação de Dados Vetoriais  
    • Informações de tabela
    • Seleção de Feições
    • Edição de Vetores
    • Simbologia de Camadas
  • Execução de Ferramentas
    • Introdução a processamento de ferramentas
    • Ferramentas Vetoriais
    • Reprojeção de coordenadas
  • Automatização de Processos
    • Desenvolvimento de scripts de processamentos com o apoio da linguagem Python
    • Comparação com rotinas de processamento com visualização gráfica
    • Trabalhando com dados raster
  • Criação de Plugins
    • Introdução ao OSGeo Desenvolvimento de plugins
    • Desenvolvimento de plugins
    • Modelagem de Ferramentas
    • Divulgação para a comunidade open source

Objetivos

Permitir que usuários do QGIS e analistas em modo geral, possam conhecer as particularidades básicas da linguagem Python, e usar a linguagem dentro do Terminal Python no QGIS, auxiliando na execução de tarefas básicas e repetitivas. 

Softwares e Aplicativos Necessários no Curso:

  • QGIS 3.4.0 Madeira
  • Python 3.6 ou superior
  • Notepad ++
4 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 anos após a matrícula.
  • Usuários do QGIS e analistas em modo geral.
  • Profissionais que já trabalham com QGIS, e procuram um conhecimento inicial em programação Python, para fazer uma melhor gestão do tempo, aprendendo automatizar tarefas e operações repetitivas no QGIS Desktop. 
André Silva
"Graduado em Geoprocessamento e Banco de Dados, com conhecimento em Programação Python, C e Java."


Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal Paraíba (IFPB);

Graduado em Banco de Dados pela FATEC-SJC;

Instrutor da AcademiaGIS, ministrando cursos na plataforma Arcgis (ESRI);

Experiência com banco de dados Oracle, Postgres, MySQL e também ferramentas de Business Intelligence (BI);

Experiência e certificação em ferramenta ETL - FME (Safe Software);

Conhecimentos em Sensoriamento remoto;

Conhecimentos em Linguagens de Programação: Python, C e Java;

Credenciado INCRA para fins de Georreferenciamento de Imóveis Rurais;


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através do GEOeduc tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

Dúvidas Frequentes

Boleto bancário (à vista) ou em até 6x no cartão de crédito.
Não existe um prazo mínimo para concluir um Curso Online GEOeduc, pois você pode estudar no seu próprio ritmo. O Instituto GEOeduc garante que seu curso online estará disponível pelo tempo informado na página do próprio curso. Caso tenha alguma dificuldade ou imprevisto para concluir o curso neste período, o prazo poderá ser prorrogado por mais 1 (um) mês. No caso dos WebTreinamentos, o curso é realizado no próprio dia e horário marcado e o aluno tem acesso posterior aos materiais (pdf da palestra, vídeo, etc.) por prazo de 3 (três) meses
Ambos são voltados para qualificação e atualização profissional no setor de Geotecnologia. Os cursos online têm um caráter mais instrumental e fornecem conhecimentos generalistas para a realização de tarefas do dia-a-dia, como por exemplo o curso de introdução ao Geoprocessamento. No caso dos cursos online, os alunos têm acesso ao conteúdo a qualquer momento na plataforma de aprendizagem e podem estudar no seu próprio ritmo, através de atividades práticas e com apoio de tutores. Já os webtreinamentos contam com carga horária menor e têm um caráter mais voltado para a resolução de um problema específico, como por exemplo o orçamento de serviços de Georreferenciamento. Estes treinamentos têm dia e horário fixos e são realizados de forma síncrona, com o instrutor apresentando ao vivo uma palestra e respondendo a perguntas.
O Instituto GEOeduc trabalha com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, emitida na própria empresa e enviada por e-mail, mediante solicitação do aluno. A Nota Fiscal pode ser emitida também em nome de empresa (Pessoa Jurídica), sendo necessário fazer sua matrícula normalmente e enviar-nos, por e-mail, os dados da companhia: Razão Social, CNPJ e Endereço.
Para os residentes fora do Brasil, a inscrição deve ser feita com uma conta no Pay Pal. Neste caso, é preciso entrar em contato conosco através do chat online, email, telefone, whatsapp ou skype.
Se a inscrição foi realizada com sucesso, você receberá por e-mail os dados e instruções para acessar a Plataforma Virtual de Aprendizagem ou o ambiente do WebTreinamento.
Você pode fazer várias inscrições em um Curso Online GEOeduc e, neste caso, podemos oferecer um desconto para grupo. Caso exista uma demanda por um treinamento específico, podemos elaborar um curso online somente para sua equipe. Para isto, por favor entre em contato pelo chat online ou por e-mail atendimento@geoeduc.com, skype (cursos.geoeduc) ou telefone (12) 3922 8224.
Não, pois você pode determinar seu próprio ritmo de estudo. Os Cursos Online GEOeduc ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, não sendo obrigado(a) a acessá-lo em dias ou horários específicos. Somente no caso de WebTreinamentos é que deve-se acessar o curso no dia e horário marcado para visualizá-lo ao vivo.
A parte teórica dos cursos é disponibilizada no formato online, na Plataforma Virtual de Aprendizagem, não sendo necessário instalar nenhum software em seu computador. Para a parte prática, deve-se instalar os softwares indicados no próprio curso (ArcGIS, Quantum GIS, etc.). É desejável conexão de banda larga com a internet, para melhor apresentação dos conteúdos das aulas e também para baixar os softwares e dados necessários ao aprendizado. Problemas técnicos do aluno com a conexão e/ou com o computador não darão direito a reembolso do valor investido no curso. Por outro lado, os tutores estarão a disposição para dar todo o suporte necessário para baixar os softwares/dados e realizar os exercícios.
Sim, cada treinamento tem um andamento próprio, independentemente de outros cursos. Você pode fazer quantos Cursos Online GEOeduc desejar, ao mesmo tempo, dependendo apenas da sua própria disponibilidade de horários e organização.
Você pode falar conosco pela página de contato, pelo chat online, por email (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224 ou whatsapp (41) 9 9934 9578.
Sim, você poderá enviar suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado para os tutores dos Cursos Online GEOeduc, através do chat online, e-mail (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224. Você contará com apoio dos tutores para realizar as atividades propostas na ementa do seu curso e também com apoio técnico para dúvidas sobre instalação dos aplicativos utilizados no treinamento e acesso aos dados disponibilizados. Importante: O processo de tutoria e suporte do GEOeduc diz respeito ao curso e às atividades realizadas através dos softwares sugeridos, pressupondo que o aluno tenha conhecimentos básicos em informática. Problemas que o aluno tenha com o software em si (por exemplo, dificuldades para instalação e utilização do mesmo) não são de responsabilidade do Instituto GEOeduc.
O Ministério da Educação (MEC) faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Os Cursos Online do Instituto GEOeduc são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os Cursos Online GEOeduc são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. O CNPJ do GEOeduc (20.222.694/0001-19) está registrado e autorizado para oferecer treinamentos nesta modalidade, e os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos e eventos presenciais.

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo