Geotecnologias no Planejamento e Gestão Municipal

Aprenda neste curso, de forma geral e conceitual, os instrumentos de planejamento e gestão municipal associados ao uso das geotecnologias.

Geotecnologias no Planejamento e Gestão Municipal

Baseado em 31 avaliações
  • 407 Alunos matriculados
  • 01 Hora de duração
  • 8 Aulas
  • 7 Módulos
  • 3 meses de suporte
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito bom, esclarecedor e atualizado."
Vilmar Pereira
mais avaliações

O presente curso pretende, não somente apresentar informações e tópicos sobre a aplicação de geotecnologias para a gestão municipal, mas também sensibilizar o público quanto da importância desses instrumentos tecnológicos para a melhoria e otimização de processos de planejamento e gestão de cidades.

Falaremos das premissas ambientais e necessidades de estudos do território para a elaboração dos planos diretores municipais e em como as geotecnologias podem contribuir para estes processos.

Abordaremos a diversidade de satélites de observação da terra, tanto comerciais quanto gratuitas, que possam ser utilizadas nos estudos, nas análises e no monitoramento de territórios municipais e, desta forma, contribuir para a gestão pública municipal. Neste tópico, também apontaremos os caminhos para se adquirir imagens de satélite para as diversas escalas de estudos e aplicações.

Os modelos digitais de terreno e de superfície serão discutidos posteriormente, como produtos de processamento digital de imagens ou fotografias aéreas e sua importância para os processos de planejamento e gestão municipal.

Também serão apresentadas algumas soluções de aerolevantamento existentes no mercado que são aplicáveis para as cidades, principalmente direcionados a cadastros urbanos multifinalitários.

Falaremos, também, do geoprocessamento e dos sistemas de informações geográficas em prefeituras, em como estrutura-los e qual a sua importância dentro de uma administração pública municipal.

Por fim, citaremos alguns exemplos sobre projetos de cidades inteligentes (Smart Cities) que utilizam a interface geográfica, importantes para a modernização dos processos de gestão urbana.

Conteúdo programático

  • Planos Diretores
  • Aspectos técnicos – estudos e diagnósticos
  • Geotecnologias para planejamento
  • As imagens de Satélite
  • Modelos Digitais de elevação
  • Aerolevantamento
  • Geoprocessamento nas prefeituras
  • Sistemas de Informações Geográficas
  • Cidades Inteligentes

Os objetivos deste curso são:

  • Apresentar os instrumentos de planejamento e gestão municipais – Plano Diretor e Estatuto da Cidade
  • Introduzir as aplicações das geotecnologias nos processos de planejamento e gestão municipais
  • Discutir as necessidades das cidades brasileiras enquanto qualificação dos seus colaboradores para uso das geotecnologias
  • Apresentar as principais ferramentas de geotecnologias

Pré-requisitos

Para participar basta que você tenha conhecimentos básicos em informática. Para assistir as aulas você vai precisar de internet com no mínimo 1mb de velocidade e um desses sistemas operacionais: PC - Windows 8, 7, Vista, XP ou 2003 Server / Macintosh - Mac OS X 10.6 ou mais recente / Mobile iPhone, iPad ou Android. Não é necessário microfone nem webcam, somente um fone de ouvido ou as caixas de som do seu computador.

Desconto para estudantes e professores

Você é estudante ou professor? Então você possui 20% de desconto em qualquer curso do GEOeduc! Basta enviar um e-mail para comercial@geoeduc.com as devidas comprovações (carteirinha, declaração de matrícula ou ofício da instituição). Caso seja aprovado, você receberá seu cupom de desconto :)

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Colaboradores e funcionários de administrações públicas municipais, consultores, estudantes de graduação e pós graduação.

Christian Jardim Vitorino
"Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Tratamento da Informação Espacial, especialista em meio ambiente com vasta experiência em planos diretores municipais"


Sócio e Diretor de Novos Negócios da TecTerra Geotecnologias. Atua no mercado de geotecnologias há mais de 10 anos desenvolvendo negócios relacionados à comercialização de imagens de satélite e soluções em sistemas de informações geográficas. Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Tratamento da Informação Espacial, especialista em meio ambiente com vasta experiência em planos diretores municipais sustentáveis, tendo atuado em mais 15 projetos em 8 anos de atuação.  Possui experiência em gestão de projetos em pesquisa mineral e energia renovável. Atuou em projeto de SIG na República do Congo (África), assessorando a implantação de banco de dados geográficos para projeto de mapeamento geológico e base cartográfica do país. É vice presidente da Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, sendo articulador de projetos relacionados à gestão territorial e ambiental, assessorando administrações públicas municipais. Ainda colabora com empresa de engenharia em estratégias relacionadas à ecoeficiência e gestão de resíduos industriais. Foi professor de graduação e pós graduação ministrando disciplinas relacionadas à aplicações ambientais em sistemas de informação geográficas e geoprocessamento. Ainda atuou como consultor ambiental em estudos de impacto ambiental, zoneamento e monitoramento ambiental.

Conteúdo Programático

  • 1. Conhecendo a plataforma EAD
  • 1. Estatuto das cidades e Planos diretores
  • 1. Planejamento e Gestão Municipal
  • 1. Aerolevantamento e LiDAR
  • 1. Sistemas de Interatividade
  • 2. Queremos ouvir você!

Dúvidas Frequentes

Boleto bancário (à vista) ou em até 6x no cartão de crédito.
Não existe um prazo mínimo para concluir um Curso Online GEOeduc, pois você pode estudar no seu próprio ritmo. O Instituto GEOeduc garante que seu curso online estará disponível pelo tempo informado na página do próprio curso. Caso tenha alguma dificuldade ou imprevisto para concluir o curso neste período, o prazo poderá ser prorrogado por mais 1 (um) mês. No caso dos WebTreinamentos, o curso é realizado no próprio dia e horário marcado e o aluno tem acesso posterior aos materiais (pdf da palestra, vídeo, etc.) por prazo de 3 (três) meses
Ambos são voltados para qualificação e atualização profissional no setor de Geotecnologia. Os cursos online têm um caráter mais instrumental e fornecem conhecimentos generalistas para a realização de tarefas do dia-a-dia, como por exemplo o curso de introdução ao Geoprocessamento. No caso dos cursos online, os alunos têm acesso ao conteúdo a qualquer momento na plataforma de aprendizagem e podem estudar no seu próprio ritmo, através de atividades práticas e com apoio de tutores. Já os webtreinamentos contam com carga horária menor e têm um caráter mais voltado para a resolução de um problema específico, como por exemplo o orçamento de serviços de Georreferenciamento. Estes treinamentos têm dia e horário fixos e são realizados de forma síncrona, com o instrutor apresentando ao vivo uma palestra e respondendo a perguntas.
O Instituto GEOeduc trabalha com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, emitida na própria empresa e enviada por e-mail, mediante solicitação do aluno. A Nota Fiscal pode ser emitida também em nome de empresa (Pessoa Jurídica), sendo necessário fazer sua matrícula normalmente e enviar-nos, por e-mail, os dados da companhia: Razão Social, CNPJ e Endereço.
Para os residentes fora do Brasil, a inscrição deve ser feita com uma conta no Pay Pal. Neste caso, é preciso entrar em contato conosco através do chat online, email, telefone, whatsapp ou skype.
Se a inscrição foi realizada com sucesso, você receberá por e-mail os dados e instruções para acessar a Plataforma Virtual de Aprendizagem ou o ambiente do WebTreinamento.
Você pode fazer várias inscrições em um Curso Online GEOeduc e, neste caso, podemos oferecer um desconto para grupo. Caso exista uma demanda por um treinamento específico, podemos elaborar um curso online somente para sua equipe. Para isto, por favor entre em contato pelo chat online ou por e-mail atendimento@geoeduc.com, skype (cursos.geoeduc) ou telefone (12) 3922 8224.
Não, pois você pode determinar seu próprio ritmo de estudo. Os Cursos Online GEOeduc ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, não sendo obrigado(a) a acessá-lo em dias ou horários específicos. Somente no caso de WebTreinamentos é que deve-se acessar o curso no dia e horário marcado para visualizá-lo ao vivo.
A parte teórica dos cursos é disponibilizada no formato online, na Plataforma Virtual de Aprendizagem, não sendo necessário instalar nenhum software em seu computador. Para a parte prática, deve-se instalar os softwares indicados no próprio curso (ArcGIS, Quantum GIS, etc.). É desejável conexão de banda larga com a internet, para melhor apresentação dos conteúdos das aulas e também para baixar os softwares e dados necessários ao aprendizado. Problemas técnicos do aluno com a conexão e/ou com o computador não darão direito a reembolso do valor investido no curso. Por outro lado, os tutores estarão a disposição para dar todo o suporte necessário para baixar os softwares/dados e realizar os exercícios.
Sim, cada treinamento tem um andamento próprio, independentemente de outros cursos. Você pode fazer quantos Cursos Online GEOeduc desejar, ao mesmo tempo, dependendo apenas da sua própria disponibilidade de horários e organização.
Você pode falar conosco pela página de contato, pelo chat online, por email (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224 ou whatsapp (41) 9 9934 9578.
Sim, você poderá enviar suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado para os tutores dos Cursos Online GEOeduc, através do chat online, e-mail (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224 ou whatsapp (41 9 9934 9578). Você contará com apoio dos tutores para realizar as atividades propostas na ementa do seu curso e também com apoio técnico para dúvidas sobre instalação dos aplicativos utilizados no treinamento e acesso aos dados disponibilizados. Importante: O processo de tutoria e suporte do GEOeduc diz respeito ao curso e às atividades realizadas através dos softwares sugeridos, pressupondo que o aluno tenha conhecimentos básicos em informática. Problemas que o aluno tenha com o software em si (por exemplo, dificuldades para instalação e utilização do mesmo) não são de responsabilidade do Instituto GEOeduc.
O Ministério da Educação (MEC) faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Os Cursos Online do Instituto GEOeduc são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os Cursos Online GEOeduc são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. O CNPJ do GEOeduc (20.222.694/0001-19) está registrado e autorizado para oferecer treinamentos nesta modalidade, e os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos e eventos presenciais.
Voltar ao topo