SIG para Gestão de Cidades no Verão
Entenda a importância de se estudar as interações e os fenômenos que acontecem nas cidades, tendo como foco o período do verão.SIG para Gestão de Cidades no Verão
- 02 Horas de duração
- 0 Aulas
- 0 Módulos
- 3 meses de suporte
- Certificado de conclusão
Esse curso irá abordar a importância de se estudar as interações e os fenômenos que acontecem nas cidades, tendo como foco o período do verão, para apoiar ações de planejamento urbano e gestão pública.
Por que o período do verão? Nessa época, em muitas cidades, ocorrem mudanças na dinâmica urbana em razão de fenômenos típicos, como o aumento dos fluxos migratórios em razão de férias, carnaval, turismo em geral – o que gera aumento significativo de consumo de água, energia, itens de higiene e alimentação, dentre outros bens de consumo, e também a produção de resíduos e poluentes, além de demandar maiores efetivos de saúde, segurança e policiamento, tanto em praias (salva-vidas, resgate, ambulâncias) quanto nas ruas (segurança pública).
Outros fenômenos típicos relacionam-se com as altas temperaturas e com o elevado volume de chuvas, que afetam a saúde e a segurança da população, tanto por meio de doenças sazonais – o que demanda maior número de leitos, agentes de saúde e campanhas de prevenção – quanto por meio de riscos de enchentes e deslizamentos.
Além de ser apresentado a conceitos e ferramentas de gestão e SIG, o aluno irá aprender a produzir mapas e painéis de BI para apoiar a gestão de cidades.
Atenção: Esse evento será realizado ao vivo no dia 27 de fevereiro de 2019 às 19h30 (hora de Brasília).
Conteúdo programático
- Introdução
- SIG na gestão de cidades
- Planejamento urbano com apoio de SIG e BI
- Zeladoria municipal
- Fenômenos recorrentes no ambiente urbano
- Planejamento urbano e dinâmicas sazonais
- Dinâmicas típicas do verão e seu impacto na gestão
- Ferramentas para planejamento conforme sazonalidade
- Tipos de mapas
- BI para gestão de cidades
- Ações preventivas atentas à sazonalidade do clima
- Análise de mudanças na dinâmica econômica e impactos
- Análise de mudanças nos fluxos migratórios e impactos
- Introduzir e desenvolver conceitos de Gestão Pública e Planejamento Urbano.
Objetivos
- Citar e explicar algumas das dinâmicas sazonais típicas do verão em cidades e explicitar seus impactos na gestão.
- Elencar ferramentas e tipos de mapas que podem servir de apoio ao gestor para o planejamento conforme cada dinâmica sazonal.
- Preparar o aluno para prever as consequências e impactos da ausência de planejamento considerando as dinâmicas sazonais e compreender a
- importância deste para a gestão de cidades.
Pré-requisitos
Para participar, basta que você tenha conhecimentos básicos em informática. Para assistir o WebTreinamento você vai precisar de internet com no mínimo 1mb de velocidade e um desses sistemas operacionais: PC - Windows 8, 7, Vista, XP ou 2003 Server / Macintosh - Mac OS X 10.6 ou mais recente / Mobile iPhone, iPad ou Android. Não é necessário microfone nem webcam, somente um fone de ouvido ou as caixas de som do seu computador.
Desconto para estudantes e professores
Você é estudante ou professor? Então você possui 20% de desconto em qualquer curso do GEOeduc! Basta enviar um e-mail para comercial@geoeduc.com as devidas comprovações (carteirinha, declaração de matrícula ou ofício da instituição). Caso seja aprovado, você receberá seu cupom de desconto :)
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.
Colaboradores e funcionários de administrações públicas municipais, consultores, estudantes de graduação e pós graduação.
Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela mesma instituição (2008). Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo MKT Tecnologias (Market Knowledge Trends), sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como professor universitário UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada). Possui experiência como coordenador do Curso de Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH. Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Consultor em gestão do conhecimento e geotecnologias. Principais áreas de interesse: Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e Smart Cities.
Conteúdo Programático
Dúvidas Frequentes
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.