Workshop: Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental

Participe do Workshop e tire suas dúvidas ao vivo, direto com os especialistas. Dias 29, 30 e 31 de Maio, a partir das 18h30 (hora de Brasília).

Workshop: Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental

Baseado em 74 avaliações
  • 548 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 14 Aulas
  • 3 Módulos
  • Certificado de conclusão
Parcele em 6x R$ 5,15 (ou R$ 28,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"O workshop foi muito enriquecedor, meus parabéns aos envolvidos e por ter disponibilizado em EAD isso foi muito importante."
Marilene do Socorro Perna Sanches
mais avaliações

Cronograma Geral de Palestras 


Dia 29/05/19 - Eixo Temático: Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento

18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento Ecológico-Econômico: princípios e desafios" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro

19h00 às 19h30 - Palestra: "Google Earth Pro - modelação espacial para gestão territorial e ambiental" - Luís Correia Antunes

19h45 às 20h15 - Palestra: "Geotecnologias no apoio a projetos de EIA/RIMA" - Christian Vitorino

20h30 às 21h00 - Palestra: "Por dentro da Perícia Ambiental" - Cyro Matavelli


Dia 30/05/19 - Eixo Temático: SIG como Ferramenta de Apoio a Projetos

18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "O crescimento do mercado de SIG e suas aplicações para diversos setores" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro

19h00 às 19h30 - Palestra: "Drones para Engenharia" - Tiago Duque

19h45 às 20h15 - Palestra: "Como utilizar o AutoCAD para projetos de Topografia" - Luís Antônio Soares e Sousa 

20h30 às 21h00 - Palestra: "Oportunidades para atuar com Perícia de Imóveis Rurais" - Evaldo Tavares


Dia 31/05/19 - Eixo Temático: Geoprocessamento e Gestão do Território Brasileiro

18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "O importante papel do geoprocessamento para a mediação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro

19h00 às 19h30 -  Palestra: "Geoprocessamento aplicado ao Agronegócio" - Déborah Cançado Peixoto Pires

19h45 às 20h15 - Palestra: "Plugins do QGIS para Gestão Territorial e Ambiental" - Ivan Leonardi

20h30 às 21h00 - Palestra: "Geotecnologias para o Censo 2020: Principais Desafios e Aplicações" -  Jorge Santos

21h00 às 21h15 - Palestra: "Tendências do mercado de drones para a Gestão do Território" - Emerson Graneman

21h15 às 21h30 - Encerramento Geral, Últimos informes, Agradecimentos 


Informações Importantes: 

Eis algumas informações importantes, que você precisa saber:

  • Para cada dia de palestras, algumas horas antes, você receberá um link para acesso ao ambiente do evento. Como são 3 dias de palestras, serão 3 links diferentes.
  • Esses links são de uso exclusivo, ou seja, NÃO podem ser compartilhados com mais de um usuário.
  • No ambiente online do evento, você poderá enviar perguntas e comentários pelo Chat, que serão lidos e compartilhados pelos moderadores, e as dúvidas serão respondidas pelos especialistas.
  • Após terminado o evento, você poderá acessar os vídeos das palestras quando quiser dentro do ambiente EAD do Instituto GEOeduc.
  • Qualquer dúvida, comentários ou sugestões sobre o evento, podem ser enviadas para o e-mail cursos@geoeduc.com ou feitas diretamente pelo telefone (12) 39228224.
4 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 anos após a matrícula.

Este workshop é destinado a todos aqueles que se interessem por geoprocessamento e aplicações em Sistemas de Informação Geográfica, seja para atuação na gestão pública ou privada, tanto para gestores ambientais quanto para aqueles envolvidos com a gestão territorial.

Instituto GEOeduc
""


Ivan Leonardi
"Geógrafo e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)"

   

Instrutor e Professor Tutor no Instituto GEOeduc. Atuou como assistente editorial do Portal e Revista MundoGEO. Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências. Possui Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016). Atualmente está Mestrando em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além disso, possui aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013); Experiência há mais de 6 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos, tutor de cursos online e presenciais. Consultor na área de mapeamento, registro de imagens e operação de softwares (ArcGIS, QGIS, SPRING, gvSIG, ERDAS, Global Mapper, etc..) para desenvolvimento de projetos em Sistemas de Informação Geográfica (GIS).


Christian Jardim Vitorino
"Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Tratamento da Informação Espacial, especialista em meio ambiente com vasta experiência em planos diretores municipais"


Sócio e Diretor de Novos Negócios da TecTerra Geotecnologias. Atua no mercado de geotecnologias há mais de 10 anos desenvolvendo negócios relacionados à comercialização de imagens de satélite e soluções em sistemas de informações geográficas. Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Tratamento da Informação Espacial, especialista em meio ambiente com vasta experiência em planos diretores municipais sustentáveis, tendo atuado em mais 15 projetos em 8 anos de atuação.  Possui experiência em gestão de projetos em pesquisa mineral e energia renovável. Atuou em projeto de SIG na República do Congo (África), assessorando a implantação de banco de dados geográficos para projeto de mapeamento geológico e base cartográfica do país. É vice presidente da Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, sendo articulador de projetos relacionados à gestão territorial e ambiental, assessorando administrações públicas municipais. Ainda colabora com empresa de engenharia em estratégias relacionadas à ecoeficiência e gestão de resíduos industriais. Foi professor de graduação e pós graduação ministrando disciplinas relacionadas à aplicações ambientais em sistemas de informação geográficas e geoprocessamento. Ainda atuou como consultor ambiental em estudos de impacto ambiental, zoneamento e monitoramento ambiental.


Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
""


Graduado em Geografia  pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em  Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela mesma instituição  (2008). Experiências profissionais nos campos da licenciatura,  bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo Hubse, sendo este responsável pelo  Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem  (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como  professor universitário UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia,  Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações  Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de  Educação Continuada). Possui experiência como coordenador do Curso de  Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH.  Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da  IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de  tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Consultor em  gestão do conhecimento e geotecnologias. Principais áreas de interesse:  Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e  Smart Cities.


Evaldo Tavares de Souza Filho
"Perito Federal Agrário do INCRA, Superintendência Regional Ceará, atuando em perícias e vistorias para avaliação de imóveis rurais para fins de desapropriação"


Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é Engenheiro Agrônomo/Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Vistoria e Avaliação de Imóveis Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamento de Solos e Meio Ambiente


Déborah Pires
"MBA em Marketing, Especialista em Gestão Ambiental e Geoprocessamento e graduada em Geografia com Ênfase em Geoprocessamento."

   

MBA em Marketing na USP - ESALQ, Especialista em Gestão Ambiental e Geoprocessamento pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e graduada em Geografia com Ênfase em Geoprocessamento pela PUC Minas.
No cargo atual de Diretora de Soluções na empresa HUBSE.
Experiência na área de Geomarketing, Inteligência de Mercado, Gestão de Dados, Geoprocessamento, Estatística, Gestão de Projetos, Negócios e Plataforma ArcGIS. 


Luis Correia Antunes
""


Natural de Castelo Branco, Portugal, atualmente reside na Ilha da Madeira. formou-se em Engenharia Geográfica no ano de 2004 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico, onde se especializou no controle de qualidade da produção cartográfica e no mapeamento geoestatistico do seu erro. Desde 2005 pertence ao quadro de funcionários do Governo Regional da Madeira, onde foi coordenador técnico de projetos como a IDE da Madeira (Infraestrutura de Dados Espaciais da região, IRIG-Madeira), tendo ganho o prémio “EUROGI/eSDI-Net sub-national SDIs Best Practices Awards 2011: SDI Self-Assessment Framework” pala melhor IDE Regional da Europa na categoria “Networking” e da Rede de Estações Permanentes GNSS da Madeira (REPGRAM). Desde 2012 trabalha na modelagem espacial do mosquito Aedes aegypti e nos casos do surto de Dengue de 2012 da Madeira.Tem mais de 500 horas de docência nas mais diversas áreas das Ciências Geográficas como CAD, GIS OpenSource, GNSS, etc. Em Abril de 2013 lançou o livro “Google Earth na Sala de Aula”, pela Porto Editora, criando também recursos cartográficos no âmbito deste projeto, publicados em seu Canal do Youtube. É co-autor do blog “Google Earth na Sala de Aula” na MundoGeo e em novembro de 2014 criou o curso on-line “Google Earth para Professores e Pesquisadores” pelo Instituto GEOeduc.


Luis Antônio Soares e Sousa
"Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor"


Mestrando no programa de Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, graduado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal de Uberlândia e ex-bolsista nos programas Jovens Talentos para Ciências CAPES/CNPq, PIVIC e PIBIC/CNPq. Além disto, atuou como membro na EJEAC Consultoria, no qual desempenhou a função de Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Presidente. Por fim, participou do programa de mobilidade acadêmica Internacional BRAFITEC no período de 2015-2016 no Institut National des Sciences Apliquées em Strasbourg, França.


Cyro José Matavelli
"Mestre em Perícias Criminais Ambientais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Cyro Matavelli é, desde 2014, Perito Criminal Federal na Polícia Federal. "


Cyro José Matavelli atualmente é Perito Criminal Federal (Engenharia Florestal) na Polícia Federal desde 2014, Mestre em Perícias Criminais Ambientais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e foi Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses - Módulo Perícias Ambientais (2015 e 2016) na faculdade CESUPA em Belém/PA. Formado pela Universidade de São Paulo, é também especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela FEAP (2010). Iniciou sua carreira no setor privado, atuando como Engenheiro Florestal em empresa de mineração de grande porte (2005-2006). No setor público foi Analista (8 anos) e Chefe do Serviço de Meio Ambiente e Recursos Naturais do INCRA em Santa Catarina por 4 anos. Na área ambiental, possui vasta experiência em Avaliações Florestais, Perícias Ambientais e Florestais, Geoprocessamento, Vistorias de Imóveis Rurais, Licenciamento Ambiental, Inventários Florestais e Mapeamentos com Drones. Na área de Ciências Forenses, possui experiência em Perícias Grafoscópicas, Documentoscópicas e em Locais de Crime. Nomeado no Concurso Analista Ambiental IBAMA - Licenciamento Ambiental (Coordenação de Mineração e Obras Civis) - DF (Anexo I Portaria nº 1.538/13, de 12/11/2013, DOU 13/11/2013); 2ª Colocado no Concurso Analista Pericial Eng. Florestal MPU 2007 - SC (DOU Seção 3, 30/05/2007 pg. 190); 5ª Colocado no Concurso Analista Pericial Eng. Florestal MPU 2010 - DF (Edital nº 28 - PGR/MPU, 10/11/2010, pg. 21) e 11º Colocado no Concurso Especialista em Geoprocessamento ANEEL 2010 (Edital nº 17 - ANEEL, 8/9/2010, pg. 7).


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através do GEOeduc tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

Conteúdo Programático

  • 1. Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento Ecológico-Econômico: princípios e desafios
  • 2. Google Earth Pro - Modelação Espacial para Gestão Territorial e Ambiental
  • 3. Geotecnologias no apoio a projetos de EIA/RIMA
  • 4. Por dentro da Perícia Ambiental
  • 1. O crescimento do mercado de SIG e suas aplicações para diversos setores
  • 2. Drones para Engenharia
  • 3. Como utilizar o AutoCAD para projetos de Topografia
  • 4. Oportunidades para atuar com Perícia de Imóveis Rurais
  • 1. O importante papel do geoprocessamento para a mediação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental
  • 2. Geoprocessamento aplicado ao Agronegócio
  • 3. Plugins do QGIS para Gestão Territorial e Ambiental
  • 4. Geotecnologias para o Censo 2020: Principais Desafios e Aplicações
  • 5. Tendências do mercado de drones para a Gestão do Território
  • 6. Pesquisa de satisfação

Dúvidas Frequentes

Boleto bancário (à vista) ou em até 6x no cartão de crédito.
Não existe um prazo mínimo para concluir um Curso Online GEOeduc, pois você pode estudar no seu próprio ritmo. O Instituto GEOeduc garante que seu curso online estará disponível pelo tempo informado na página do próprio curso. Caso tenha alguma dificuldade ou imprevisto para concluir o curso neste período, o prazo poderá ser prorrogado por mais 1 (um) mês. No caso dos WebTreinamentos, o curso é realizado no próprio dia e horário marcado e o aluno tem acesso posterior aos materiais (pdf da palestra, vídeo, etc.) por prazo de 3 (três) meses
Ambos são voltados para qualificação e atualização profissional no setor de Geotecnologia. Os cursos online têm um caráter mais instrumental e fornecem conhecimentos generalistas para a realização de tarefas do dia-a-dia, como por exemplo o curso de introdução ao Geoprocessamento. No caso dos cursos online, os alunos têm acesso ao conteúdo a qualquer momento na plataforma de aprendizagem e podem estudar no seu próprio ritmo, através de atividades práticas e com apoio de tutores. Já os webtreinamentos contam com carga horária menor e têm um caráter mais voltado para a resolução de um problema específico, como por exemplo o orçamento de serviços de Georreferenciamento. Estes treinamentos têm dia e horário fixos e são realizados de forma síncrona, com o instrutor apresentando ao vivo uma palestra e respondendo a perguntas.
O Instituto GEOeduc trabalha com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, emitida na própria empresa e enviada por e-mail, mediante solicitação do aluno. A Nota Fiscal pode ser emitida também em nome de empresa (Pessoa Jurídica), sendo necessário fazer sua matrícula normalmente e enviar-nos, por e-mail, os dados da companhia: Razão Social, CNPJ e Endereço.
Para os residentes fora do Brasil, a inscrição deve ser feita com uma conta no Pay Pal. Neste caso, é preciso entrar em contato conosco através do chat online, email, telefone, whatsapp ou skype.
Se a inscrição foi realizada com sucesso, você receberá por e-mail os dados e instruções para acessar a Plataforma Virtual de Aprendizagem ou o ambiente do WebTreinamento.
Você pode fazer várias inscrições em um Curso Online GEOeduc e, neste caso, podemos oferecer um desconto para grupo. Caso exista uma demanda por um treinamento específico, podemos elaborar um curso online somente para sua equipe. Para isto, por favor entre em contato pelo chat online ou por e-mail atendimento@geoeduc.com, skype (cursos.geoeduc) ou telefone (12) 3922 8224.
Não, pois você pode determinar seu próprio ritmo de estudo. Os Cursos Online GEOeduc ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, não sendo obrigado(a) a acessá-lo em dias ou horários específicos. Somente no caso de WebTreinamentos é que deve-se acessar o curso no dia e horário marcado para visualizá-lo ao vivo.
A parte teórica dos cursos é disponibilizada no formato online, na Plataforma Virtual de Aprendizagem, não sendo necessário instalar nenhum software em seu computador. Para a parte prática, deve-se instalar os softwares indicados no próprio curso (ArcGIS, Quantum GIS, etc.). É desejável conexão de banda larga com a internet, para melhor apresentação dos conteúdos das aulas e também para baixar os softwares e dados necessários ao aprendizado. Problemas técnicos do aluno com a conexão e/ou com o computador não darão direito a reembolso do valor investido no curso. Por outro lado, os tutores estarão a disposição para dar todo o suporte necessário para baixar os softwares/dados e realizar os exercícios.
Sim, cada treinamento tem um andamento próprio, independentemente de outros cursos. Você pode fazer quantos Cursos Online GEOeduc desejar, ao mesmo tempo, dependendo apenas da sua própria disponibilidade de horários e organização.
Você pode falar conosco pela página de contato, pelo chat online, por email (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224 ou whatsapp (41) 9 9934 9578.
Sim, você poderá enviar suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado para os tutores dos Cursos Online GEOeduc, através do chat online, e-mail (cursos@geoeduc.com), skype (cursos.geoeduc), telefone (12) 3922 8224. Você contará com apoio dos tutores para realizar as atividades propostas na ementa do seu curso e também com apoio técnico para dúvidas sobre instalação dos aplicativos utilizados no treinamento e acesso aos dados disponibilizados. Importante: O processo de tutoria e suporte do GEOeduc diz respeito ao curso e às atividades realizadas através dos softwares sugeridos, pressupondo que o aluno tenha conhecimentos básicos em informática. Problemas que o aluno tenha com o software em si (por exemplo, dificuldades para instalação e utilização do mesmo) não são de responsabilidade do Instituto GEOeduc.
O Ministério da Educação (MEC) faz a certificação de instituições que sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Os Cursos Online do Instituto GEOeduc são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os Cursos Online GEOeduc são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. O CNPJ do GEOeduc (20.222.694/0001-19) está registrado e autorizado para oferecer treinamentos nesta modalidade, e os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos e eventos presenciais.
Voltar ao topo