Workshop: Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental
Fique por dentro de tecnologias de Geoprocessamento, técnicas e ferramentas, além da legislação específica, dicas, novidades e tendências de cada segmento.Workshop: Geoprocessamento aplicado à Gestão Territorial e Ambiental
- 573 Alunos matriculados
- 08 Horas de duração
- 14 Aulas
- 4 Módulos
- Certificado de conclusão
Cronograma Geral de Palestras
Dia 29/05/19 - Eixo Temático: Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento
18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento Ecológico-Econômico: princípios e desafios" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
19h00 às 19h30 - Palestra: "Google Earth Pro - modelação espacial para gestão territorial e ambiental" - Luís Correia Antunes
19h45 às 20h15 - Palestra: "Geotecnologias no apoio a projetos de EIA/RIMA" - Christian Vitorino
20h30 às 21h00 - Palestra: "Por dentro da Perícia Ambiental" - Cyro Matavelli
Dia 30/05/19 - Eixo Temático: SIG como Ferramenta de Apoio a Projetos
18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "O crescimento do mercado de SIG e suas aplicações para diversos setores" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
19h00 às 19h30 - Palestra: "Drones para Engenharia" - Tiago Duque
19h45 às 20h15 - Palestra: "Como utilizar o AutoCAD para projetos de Topografia" - Luís Antônio Soares e Sousa
20h30 às 21h00 - Palestra: "Oportunidades para atuar com Perícia de Imóveis Rurais" - Evaldo Tavares
Dia 31/05/19 - Eixo Temático: Geoprocessamento e Gestão do Território Brasileiro
18h30 às 19h00 - Boas Vindas - Abertura: "O importante papel do geoprocessamento para a mediação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental" - Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
19h00 às 19h30 - Palestra: "Geoprocessamento aplicado ao Agronegócio" - Déborah Cançado Peixoto Pires
19h45 às 20h15 - Palestra: "Plugins do QGIS para Gestão Territorial e Ambiental" - Ivan Leonardi
20h30 às 21h00 - Palestra: "Geotecnologias para o Censo 2020: Principais Desafios e Aplicações" - Jorge Santos
21h00 às 21h15 - Palestra: "Tendências do mercado de drones para a Gestão do Território" - Emerson Graneman
21h15 às 21h30 - Encerramento Geral, Últimos informes, Agradecimentos
Informações Importantes:
Eis algumas informações importantes, que você precisa saber:
- Para cada dia de palestras, algumas horas antes, você receberá um link para acesso ao ambiente do evento. Como são 3 dias de palestras, serão 3 links diferentes.
- Esses links são de uso exclusivo, ou seja, NÃO podem ser compartilhados com mais de um usuário.
- No ambiente online do evento, você poderá enviar perguntas e comentários pelo Chat, que serão lidos e compartilhados pelos moderadores, e as dúvidas serão respondidas pelos especialistas.
- Após terminado o evento, você poderá acessar os vídeos das palestras quando quiser dentro do ambiente EAD do Instituto GEOeduc.
- Qualquer dúvida, comentários ou sugestões sobre o evento, podem ser enviadas para o e-mail cursos@geoeduc.com ou feitas diretamente pelo telefone (12) 39228224.
Você poderá participar desse curso até 4 anos após a matrícula.
Este workshop é destinado a todos aqueles que se interessem por geoprocessamento e aplicações em Sistemas de Informação Geográfica, seja para atuação na gestão pública ou privada, tanto para gestores ambientais quanto para aqueles envolvidos com a gestão territorial.
Instrutor e Professor Tutor no Instituto GEOeduc. Atuou como assistente editorial do Portal e Revista MundoGEO. Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências. Possui Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016). Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além disso, possui aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013); Experiência há mais de 6 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos, tutor de cursos online e presenciais. Consultor na área de mapeamento, registro de imagens e operação de softwares (ArcGIS, QGIS, SPRING, gvSIG, ERDAS, Global Mapper, etc..) para desenvolvimento de projetos em Sistemas de Informação Geográfica (GIS).
Sócio e Diretor de Novos Negócios da TecTerra Geotecnologias. Atua no mercado de geotecnologias há mais de 10 anos desenvolvendo negócios relacionados à comercialização de imagens de satélite e soluções em sistemas de informações geográficas. Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Tratamento da Informação Espacial, especialista em meio ambiente com vasta experiência em planos diretores municipais sustentáveis, tendo atuado em mais 15 projetos em 8 anos de atuação. Possui experiência em gestão de projetos em pesquisa mineral e energia renovável. Atuou em projeto de SIG na República do Congo (África), assessorando a implantação de banco de dados geográficos para projeto de mapeamento geológico e base cartográfica do país. É vice presidente da Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, sendo articulador de projetos relacionados à gestão territorial e ambiental, assessorando administrações públicas municipais. Ainda colabora com empresa de engenharia em estratégias relacionadas à ecoeficiência e gestão de resíduos industriais. Foi professor de graduação e pós graduação ministrando disciplinas relacionadas à aplicações ambientais em sistemas de informação geográficas e geoprocessamento. Ainda atuou como consultor ambiental em estudos de impacto ambiental, zoneamento e monitoramento ambiental.
Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela mesma instituição (2008). Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo Hubse, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como professor universitário UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada). Possui experiência como coordenador do Curso de Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH. Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Consultor em gestão do conhecimento e geotecnologias. Principais áreas de interesse: Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e Smart Cities.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é Engenheiro Agrônomo/Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Vistoria e Avaliação de Imóveis Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamento de Solos e Meio Ambiente
MBA em Marketing na USP - ESALQ, Especialista em Gestão Ambiental e Geoprocessamento pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e graduada em Geografia com Ênfase em Geoprocessamento pela PUC Minas.
No cargo atual de Diretora de Soluções na empresa HUBSE.
Experiência na área de Geomarketing, Inteligência de Mercado, Gestão de Dados, Geoprocessamento, Estatística, Gestão de Projetos, Negócios e Plataforma ArcGIS.
Natural de Castelo Branco, Portugal, atualmente reside na Ilha da Madeira. formou-se em Engenharia Geográfica no ano de 2004 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico, onde se especializou no controle de qualidade da produção cartográfica e no mapeamento geoestatistico do seu erro. Desde 2005 pertence ao quadro de funcionários do Governo Regional da Madeira, onde foi coordenador técnico de projetos como a IDE da Madeira (Infraestrutura de Dados Espaciais da região, IRIG-Madeira), tendo ganho o prémio “EUROGI/eSDI-Net sub-national SDIs Best Practices Awards 2011: SDI Self-Assessment Framework” pala melhor IDE Regional da Europa na categoria “Networking” e da Rede de Estações Permanentes GNSS da Madeira (REPGRAM). Desde 2012 trabalha na modelagem espacial do mosquito Aedes aegypti e nos casos do surto de Dengue de 2012 da Madeira.Tem mais de 500 horas de docência nas mais diversas áreas das Ciências Geográficas como CAD, GIS OpenSource, GNSS, etc. Em Abril de 2013 lançou o livro “Google Earth na Sala de Aula”, pela Porto Editora, criando também recursos cartográficos no âmbito deste projeto, publicados em seu Canal do Youtube. É co-autor do blog “Google Earth na Sala de Aula” na MundoGeo e em novembro de 2014 criou o curso on-line “Google Earth para Professores e Pesquisadores” pelo Instituto GEOeduc.
Mestrando no programa de Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, graduado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal de Uberlândia e ex-bolsista nos programas Jovens Talentos para Ciências CAPES/CNPq, PIVIC e PIBIC/CNPq. Além disto, atuou como membro na EJEAC Consultoria, no qual desempenhou a função de Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Presidente. Por fim, participou do programa de mobilidade acadêmica Internacional BRAFITEC no período de 2015-2016 no Institut National des Sciences Apliquées em Strasbourg, França.
Cyro José Matavelli atualmente é Perito Criminal Federal (Engenharia Florestal) na Polícia Federal desde 2014, Mestre em Perícias Criminais Ambientais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e foi Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses - Módulo Perícias Ambientais (2015 e 2016) na faculdade CESUPA em Belém/PA. Formado pela Universidade de São Paulo, é também especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela FEAP (2010). Iniciou sua carreira no setor privado, atuando como Engenheiro Florestal em empresa de mineração de grande porte (2005-2006). No setor público foi Analista (8 anos) e Chefe do Serviço de Meio Ambiente e Recursos Naturais do INCRA em Santa Catarina por 4 anos. Na área ambiental, possui vasta experiência em Avaliações Florestais, Perícias Ambientais e Florestais, Geoprocessamento, Vistorias de Imóveis Rurais, Licenciamento Ambiental, Inventários Florestais e Mapeamentos com Drones. Na área de Ciências Forenses, possui experiência em Perícias Grafoscópicas, Documentoscópicas e em Locais de Crime. Nomeado no Concurso Analista Ambiental IBAMA - Licenciamento Ambiental (Coordenação de Mineração e Obras Civis) - DF (Anexo I Portaria nº 1.538/13, de 12/11/2013, DOU 13/11/2013); 2ª Colocado no Concurso Analista Pericial Eng. Florestal MPU 2007 - SC (DOU Seção 3, 30/05/2007 pg. 190); 5ª Colocado no Concurso Analista Pericial Eng. Florestal MPU 2010 - DF (Edital nº 28 - PGR/MPU, 10/11/2010, pg. 21) e 11º Colocado no Concurso Especialista em Geoprocessamento ANEEL 2010 (Edital nº 17 - ANEEL, 8/9/2010, pg. 7).
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através do GEOeduc tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
Conteúdo Programático
- 1. Gestão Territorial Ambiental e Zoneamento Ecológico-Econômico: princípios e desafios
- 2. Google Earth Pro - Modelação Espacial para Gestão Territorial e Ambiental
- 3. Geotecnologias no apoio a projetos de EIA/RIMA
- 4. Por dentro da Perícia Ambiental
- 1. O crescimento do mercado de SIG e suas aplicações para diversos setores
- 2. Drones para Engenharia
- 3. Como utilizar o AutoCAD para projetos de Topografia
- 4. Oportunidades para atuar com Perícia de Imóveis Rurais
- 1. O importante papel do geoprocessamento para a mediação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental
- 2. Geoprocessamento aplicado ao Agronegócio
- 3. Plugins do QGIS para Gestão Territorial e Ambiental
- 4. Geotecnologias para o Censo 2020: Principais Desafios e Aplicações
- 5. Tendências do mercado de drones para a Gestão do Território
- 1. Pesquisa de Satisfação
Dúvidas Frequentes
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.